Pages

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

AMAZÔNIA - BELÉM (PA) - ELEIÇÃO MUNICIPAL 2012 - DEBATE TV RBA - 13-09-12


O debate realizado com os candidatos a prefeito de Belém no dia 13/09/12, na TV RBA, mediado pelo jornalista Mauro Bonna, foi de grande importância para os eleitores belenenses. Foram três blocos. Nos dois primeiros, cada candidato fazia uma pergunta ao outro, com tempo de 30 segundos. O candidato alvo da pergunta dispunha de 1 minuto e 30 segundos para resposta, e o que fez a pergunta,1 minuto para a réplica. O terceiro bloco, encerrando o programa, para as considerações finais. Participaram do debate os candidatos Edmilson Rodrigues, Arnaldo Jordy, Alfredo Costa, Pimentel, Anivaldo Vale, Zenaldo Coutinho , Priante e Marcos Rego. Os temas mais discutidos foram saúde, educação e segurança.

O candidato Jordy, no meu entender, foi o que melhor apresentou suas propostas ou mesmo respondeu aos questionamentos dos demais candidatos. De forma segura e serena, abordou sobre educação, saúde e segurança pública.

O Edmilson também esteve muito bem. Ressaltou a necessidade de se dá maior atenção aos jovens belenenses, mormente aqueles que estão em situação de risco. Registrou que cidade já recebeu prêmio da ONU como Cidade Criança. Também abordou sobre educação, especificamente a escola em tempo integral.

Zenaldo Coutinho abordou com clareza as suas propostas no que tange aos 3S (saneamento, segurança pública e saúde). Afirmou a necessidade da chamada parceria com o Estado, e criticou de forma contunde a atual administração municipal e a de Edmilson Rodrigues.

Jefferson Lima atacou a atual administração, atingindo Anivaldo Vale. Contudo, quando questionado pelo candidato Pimentel acerca de Zenaldo Coutinho, esquivou-se de um ataque. Ao contrário, elogiou o candidato do PSDB. Mas ressalvou que o mesmo deveria continuar o seu mandato de Deputado Federal; já em relação ao Edmilson, foi contundente em críticas.

Pimentel, por sua vez, agiu defendendo a atual administração, colocando a culpa do problema da saúde em Belém nas contas do Estado e da União. 

Priante usou de uma estratégia de focar o discurso na população de baixa renda. Afirmando que, caso eleito, será uma de suas prioridades melhorar as condições materiais dessas pessoas.

Alfredo Costa abordou o problema da saúde enfrentado pelos belenenses, afirmando que se deve envidar esforços no sentido de uma saúde preventiva. Criticou que atualmente a Prefeitura de Belém atende apenas 16% da população, na medicina preventiva, onde é realizada visita às casas pelos profissionais da saúde. Também evidenciou a parceria que será realizada coma Presidente Dilma, que é do mesmo partido. 

Marcos Rego apresentou como uma das propostas, esta voltada para saúde, a criação de um hospital na Rodovia Augusto Montenegro,  com heliporto e com acesso também pelo rio, o que facilitaria o acesso aos ribeirinhos; na tocante à cultura, que afirmou abandonada pela administração municipal, registrou que dará apoio às quadrilhas (festa juninas) e boi bumbá; ressaltou, outrossim, que se deve ter muito cuidado com as propostas dos candidatos acerca da educação em tempo integral, pois segundo ele, seria possível atender apenas 20% dos alunos para os quais se propões esse modalidade de educação.

Anivaldo Vale, com uma dicção muito ruim, teve dificuldades em apresentar as suas propostas. Tentou rechaçar a informação dos candidatos sobre o grave problema da saúde, afirmando que a saúde não está tão ruim quanto se fala, mas não obteve êxito. Ademais, faltou melhor coordenação no raciocínio quando expunha as suas propostas. Em alguns momentos, o tempo terminou sem que fosse concluída a sua explanação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário