AMAZÔNIA - MATEMÁTICA - QUEM ESTÁ CERTO? DEPENDE?
Um professor de matemática, em uma sala de aula com alunos com variados graus de conhecimento, informou que o aluno que respondesse corretamente uma pergunta, ganharia 5 pontos da prova. Portanto, faria a prova valendo apenas 5 pontos.
Como matemática é considerada o bicho papão da garotada, grande parte dos alunos ficou alegre, requisitando ao professor que formulasse logo a tal pergunta. Outra parcela, indiferente, pois considerava que não conseguiria responder mesmo.
Então, o mestre, perguntou:
- Qual o resultado de seis menos oito (6-8=)?
O aluno considerado o bonzão respondeu de plano:
- Claro que o resultado da operação é menos dois (=-2).
Em seguida, um aluno, que normalmente não tirava boas notas em matemática, responde:
- Depende?
Antes de terminar a resposta, a turma caiu em gargalhada, considerando um absurdo. O que não permitiu ao aluno concluir o seu raciocínio.
Então se pergunta: o primeiro aluno respondeu corretamente? E o segundo aluno, que serviu de chacota, tem razão na resposta parcial, ao afirmar que depende? E se verdadeira essa assertiva, do que depende?
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Não, 6-8= -2. Caso voce esteja pedindo isso na lógica matemátiva... Obviamente
ResponderExcluirPaulo,Rafael e Bruno, a pergunta se subdivide em:a) a resposta do aluno "bonzão" está correta?;b) o segundo aluno, que respondeu parcialmente, tem razão?; e, por fim, c)caso esse aluno tenha razão, do que depende a resposta.
ResponderExcluirPelo que pude compreender da resposta, a negativa se refere ao aluno que deu resposta parcial, no sentido de que ele errou.
Apenas como dica, que tal fazer uso do conjunto verdade sobre o qual a resposta será amparada. Se mais ou menos amplo, influencia diretamente na resposta.
Dessa forma, aguardo seus pronunciamentos.