Pages

terça-feira, 2 de outubro de 2012

AMAZÔNIA - MACAPÁ (AP) NO TEMPO - CINE PAROQUIAL- RUA FELICIANO COELHO

As fotografias abaixo apresentam o cruzamento da Rua Feliciano Coelho com a Av. Jovino Dinoá. O terreno baldio no canto inferior esquerdo é o local onde foi construído o Cine Paroquial, onde posteriormente, ainda nos anos 1970, funcionou o Supermercado ACREL. Com o fechamento desse supermercado, funcionou, sem muita certeza, um sindicato de trabalhadores rurais.

Lembro que os padres permitiam que as crianças que assistiam à missa ver o treiller do filme, que na ocasião chamávamos de "trelho", isso no início dos anos 1970.

     Fotografia 1 - Cruzamento da Rua Feliciano Coelho com a Av. Jovino Dinoá


Fotografia 2. Cine Paroquial em 1966. Fonte:http://www.alcinea.com/sem-categoria/estatuto-da-protecao-do-patrimonio. Acesso em : 2 out. 2012.

Como se pode observar esta fotografia é de antes de 1966, haja vista que a fotografia  2 acima, conforme registrado no link acima, é de 1966.

Na fotografia 1 é possível ver o canteiro central da Rua Feliciano Coelho sem arborização alguma. Posteriormente, foram plantadas árvores, que no início dos anos 1970, produziam vagem com sementes chamadas tento. 

Nesse canteiro, nessa mesma esquina, nos anos 1970, era o local conhecido como "Pau do Pecado". Era um poste de madeira deitado onde se reuniam algumas pessoas, salvo engano, torcedores do Ypiranga, mormente aos domingos.

No local da casa que aparece na esquina, do lado direito da fotografia, posteriormente foi construído um prédio em alvenaria de dois pavimentos. O pavimento superior servia de residência. No térreo funcionava o Bar do Jonas, isso até o início dos anos 1980. Posteriormente o Jonas mudou-se para o meio do quarteirão, entre a Av. Jovino Dinoá e Av. Leopoldo Machado, do mesmo lado.

Então, com a saída do Jonas, nesse prédio passou a funcionar a venda de galetos, isso no fim dos anos 1970, início dos anos 1980. Pertencia ao pai do Beto, que estudava no Alexandre Vaz Tavares e que atualmente é professor da UFPA, salvo engano de Biologia.

Ainda tratando da fotografia 1, caminhando no sentido da Av. Leopoldo Machado, no lado direito dessa fotografia, bem na esquina dessa avenida com a Rua Feliciano Coelho, ficava localizado o Bar do Barrigudo, nos anos 1970, no lado oposto à Sorveteria Santa Helena.

A casa seguinte à da esquina, com muro, acredito que ainda hoje não foi modificada. Trata-se um imóvel geminado, o que poderei confirmar quando retornar à Macapá (AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário