Pages

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

AMAZÔNIA. BELÉM (PA). CÍRIO DE NAZARÉ. 2012


Imagem 1. Trajeto do Círio de Nazaré. Belém (PA)

Será realizado no domingo, 14/10/12, a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. É o maior evento religioso do Estado Pará e um dos maiores do Brasil e, segundo se comenta, um dos maiores do mundo.




Imagem 2. Nossa Senhora de Nazaré

Trata-se de uma manifestação religiosa de grande magnitude, considerada como o segundo natal dos paraenses. Para se ter ideia, estima-se que aproximadamente dois milhões de pessoas participarão desse evento este ano.

Mas antes da realização desse evento principal, existem outros, a exemplo da trasladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que ocorre tanto por via terrestre quanto fluvial.

No trajeto terrestre, a imagem percorre algumas cidades que fazem parte da grande Belém, como por exemplo Ananindeua. 

Nesse trajeto, as pessoas enfeitam as frentes das suas residências como forma de homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Também esse mesmo procedimento é verificado nos órgãos públicos e nas casas comerciais.

Quando passa o carro com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, é possível observar a emoção das pessoas.

Nesta época do ano que antecede o Círio se percebe um clima diferente na cidade. As pessoas se envolvem de tal forma, que somente quem presencia pode entender. 

Na procissão principal, a imagem da Nossa Senhora de Nazaré sai da Catedral  de Belém, após a missa, que começa às 5:30h e termina às 6:30h, percorrendo o seguinte trajeto: Rua Padre Champagnat, Av. Portugal, Boulevard Castilho França, Av. Presidente Vargas, até a Praça Santuário de Nazaré, em frente à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

A duração da procissão varia a cada ano, mas sai aproximadamente às 6:30 h da manhã da Catedral de Belém, Sé, chegando algumas vezes às 15:00h na Praça Santuário de Nazaré. O percurso é de pouco mais de 3,5 km.

Nesse trajeto são realizadas diversas homenagens, como a tradicional queima de fogos de artifícios, realizada pelo estivadores, na Boulevard Castilho França. Logo a seguir, na Av. Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil, é feita outra homenagem com pessoas soltando papel picado dos últimos pavimentos da agência do Banco do Brasil. Ainda nessa mesma avenida, outra homenagem é realizada em frente ao BASA.


Como mais uma das características desse evento, é tradiconal o almoço após a procissão. É um momento em que as famílias e amigos se reúnem para se confraternizar. O prato principal é o pato no tucupi, uma delícia. Também alguns comem maniçoba, ambas comidas típicas do Pará.


Ao se falar de Círio de Nossa Senhora de Nazaré não se poderia deixar de abordar um símbolo importantíssimo dessa manifestação religiosa, que é a corda utilizada para proteger o andor que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Os chamados promesseiros disputam, literalmente, palmo a palmo, cada pedaço dessa corda. São tantas pessoas querendo segurá-la que se torna muito desgastante fisicamente para aquelas pessoas que realizam o trajeto do Círio segurando esse símbolo. 

Imagem 3. Pato no Tucupi

Quase chegando à Praça Santuário de Nazaré, é tradição que as pessoas que fizeram o percurso segurando a corda, cortam-na e disputam a força cada pedaço para levar consigo, como lembrança desse momento de fé por elas vividos. Este ano o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, já veio a público pedir que a corda não seja cortada.

Feliz Círio a todos os paraenses bem como aqueles que não sendo paraenses conseguem se envolver nessa belíssima manifestação religiosa.

Imagem 4. Maniçoba

Complementando as informações acima, registra-se que neste ano de 2012, a procissão do Círio chegou à Praça Santuário às 12:30h.

Maiores informações sobre o Círio de Nazaré. Clique aqui.









Nenhum comentário:

Postar um comentário