Pages

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AMAZÔNIA. PARÁ. MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS 19 SEM-TERRAS MORTOS EM ELDORADO DOS CARAJÁS EM CONFRONTO COM A POLÍCIA MILITAR

A fotografia abaixo é do monumento erguido no município de Eldorado dos Carajás em homenagem aos 19 sem-terra mortos em confronto com a Polícia Militar do Pará. São 19 troncos de castanheira queimados fincados no solo, no local do confronto, na conhecida curva do "S", na rodovia PA 150, formando o mapa do Brasil.





O confronto ocorreu no dia 17/04/1996. A Polícia Militar foi deslocada para o local com um contingente de 155 policias, visando desobstruir a rodovia, então fechada pelos protestos dos trabalhadores rurais.

A cena do confronto foi bastante divulgada na época e correu o mundo, diante da brutalidade registrada. Ao final do confronto de trabalhadores rurais e policiais fortemente armados restou um saldo de 19 trabalhadores mortos.

Na época, era governador do Pará o Dr. Almir Gabriel.

Mário Colares Pantoja era o coronel da PM, e foi julgado juntamente com o major José Maria Pereira de Oliveira. Ambos foram condenados. O primeiro, a 228 anos e o segundo a 158 anos de reclusão, pelo o que ficou conhecido como o massacre de Eldorado dos Carajás.

Fontes: www.radioagencianp.com.br/10730-Massacre-de-Eldorado-dos-Carajás-relatos-e-resistência-de-um%20povo. Acesso em: 14 nov. 2012;



Nenhum comentário:

Postar um comentário