Pages

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

AMAZÔNIA. BRASILEIRÃO SÉRIE A DE 2012. APÓS A 34a RODADA ATLÉTICO-GO ESTÁ MATEMATICAMENTE REBAIXADO. FLUMINENSE COM 73 PONTOS CADA VEZ MAIS CONSOLIDA A CONQUISTA DO CAMPEONATO

Após os resultados da 34a rodada do brasileirão já se tem o primeiro time rebaixado matematicamente. Trata-se do Atlético-GO com 23 pontos, faltando 12 a serem disputados, mesmo vencendo as quatro partidas restantes não conseguiria sair do Z-4, uma vez que o time que está na 17a posição, ou seja, a primeira posição do Z-4, o Sport, está com 36 pontos.

Após o empate em 1x1 com o São Paulo, com gols provenientes de falhas dos zagueiros e oportunismo dos centroavantes luís Fabiano e Fred, o Flusão conseguiu um ponto precioso diante do São Paulo e na casa do adversário, mais valorizado ainda com a derrota do Atlético-MG por 1x0 para o Coritiba, o que fez aumentar a diferença para 9 pontos em relação ao segundo colocado, o Galo. Assim, para que Fluminense se consagre campeão, bastam apenas quatro pontos nos quatros jogos restantes, pois dessa forma, chegaria a 77 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo Atlético. Caso ganhe apenas uma partida, nas quatro restantes, forçará o Atlético-MG a ter que ganhar as quatro partidas restantes, o que o colocaria com os mesmos 75 pontos do Flusão, indo para os critérios de desempate: maior número de vitórias, que ficariam empatados, ambos com 22 partidas. Em seguida, se verificaria o saldo de gols, gols pró, confronto direto, que penderia favoravelmente para o Galo, menos cartões vermelho, menos cartões amarelo e, por último, sorteio, nessa ordem. 

Como a conquista de quatro pontos pelo Fluminense, dentre doze possíveis, correspondem a 25% de aproveitamento, e o aproveitamento do time até a 34a rodada é de 71,6%, a probabilidade é de que ganhe mais de 4 pontos. 

Por outro lado, o Galo terá que ganhar 100% dos pontos em disputa, o que contraria a sua média de 62,7% neste campeonato, além de torcer para que Flu ganhe 3 ou menos pontos nas quatro partidas restantes deste campeonato.

Portanto, a probabilidade de o Fluminense sagrar-se campeão de 2012 é muito grande e com a melhor campanha desde que foi criada a fórmula de pontos corridos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário