Pages

domingo, 11 de novembro de 2012

AMAZÔNIA. FLUMINENSE SAGROU-SE CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO DE FUTEBOL SÉRIE A 2012

Com vitória de 3x2 sobre o Palmeiras, o Fluminense consagrou-se tetracampeão brasileiro de forma justa, chegando a 76 pontos, a três rodadas do fim do campeonato. Uma campanha memorável, e que será lembrada durante muitos anos.

Apesar de não ter apresentado o futebol mais vistoso, mais elegante, como gosta o torcedor brasileiro, o Tricolor das Laranjeiras tornou-se campeão brasileiro de futebol de 2012 com três rodadas de antecedência do final deste, que considero um dos  mais difíceis campeonatos de futebol do mundo.

Com uma campanha, muito bem definida por Wanderley Luxemburgo como de supercampeão, o Fluzão demonstrou uma eficiência pouco vista no campeonato brasileiro da Série A. Em muitas partidas soube ganhá-las apesar de não apresentar um bom futebol, mas demonstrando que ali estava um time que tinha um objetivo e se aplicava para alcançá-lo.

Então é de se perguntar: como a equipe carioca conseguiu esse feito tão grande que é ser campeão brasileiro da Série A, mas ainda com a belíssima campanha? 

Para tentar buscar subsídios que possam responder esse questionamento, devemos fazer uma viagem no tempo e irmos para o campeonato Brasileiro Série A de 2009. Quem não se lembra, sob o comando do Cuca, a quem a torcida tricolor deve honras, ao salvar-se de um rebaixamento certo, pois nas dez últimas partidas teve que vencer 7 e empatar três, salvando-se no último jogo diante do Coritiba, em jogo marcante tanto para o Fluzão, por motivos óbvios, quanto para o Brasil inteiro pelas cenas de violências praticadas por alguns torcedores do Coritiba.

O time vitorioso do Fluminense nasceu naquele ano, quando vivenciou o iminente rebaixamento, e buscou a única arma de que dispunha naquele momento: a união dos jogadores, equipe técnica e torcida. Tanto foi assim, que a torcida pó de arroz cunhou o bordão "time de guerreiros", entoado nos jogos do Tricolor das Laranjeiras desde então.

Além desse fato, a diretoria do Fluminense agiu sabiamente, contribuindo positivamente para levar essa equipe a se tornar vencedora.

A primeira grande sacada dessa diretoria foi a acertada contratação do Muricy Ramalho para comandar a equipe carioca. Trata-se, no meu entendimento, do melhor técnico em atividade no Brasil, e deveria estar no comando da Seleção Brasileira.

Como resultado dessa contratação, o Fluminense ganhou o campeonato Brasileiro de 2010, quebrando um longo jejum, haja vista que o último conquistado havia sido em 1984.

A segunda sacada da diretoria foi a de manter um técnico, no caso o Abel, por um longo tempo, aliado ao fato de manter um elenco caro, mas com bons jogadores,a exemplo do Fred, Deco; a aquisição do Thiago Neves; a grata revelação que foi o Welington Nem, além da temporada magnífica do Diego Cavalieri, responsável por mutas vitórias ou mesmo empates, pelas importantes defesas praticadas.

A terceira sacada, foi a de ter um grande e paciente patrocinador que, durante muito tempo investiu pesado, sem que o time do Fluminense, apesar de ter no papel um grande elenco, transformasse em realidade, por meio de títulos, tanto é assim, que durante muito tempo Botafogo e Flamengo ganharam o campeonato Carioca, situação revertida em 2012, quando o Fluminense tornou-se campeão.

Como consequência de grande patrocinador,  salário pago em dia. Este é um fator de grande importância. Ao contrário do que pensa o torcedor mais apaixonado, jogador é um profissional, possui um contrato de trabalho que deve ser cumprido tanto pelo patrão quanto pelo empregado. 

Os constantes atrasos de pagamento que se verificam nos times brasileiros afetam o rendimento para grande parte dos jogadores. Claro que existem as exceções.

Resumindo: equipe unida e determinada e com bons jogadores; salários em dia; técnico com bom tempo para treinar a equipe e bom patrocinador. Talvez isso possa ajudar a explicar o grande momento que vive o Tricolor das Laranjeiras.

Mas isso pode melhorar, principalmente para o Fluminense, que carece de centros de treinamento condizentes com a grandeza do clube, tanto para as divisões de base quanto o time principal. 

Parabéns ao Fluminense e a sua torcida por esse título ganho merecidamente!







Nenhum comentário:

Postar um comentário