Pages

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AMAZÔNIA. PARÁ. PLENÁRIA NO SINDICATOS DOS BANCÁRIOS PARÁ E AMAPÁ, REALIZADA NO DIA 30/01/13,  DECIDE QUE FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL NÃO DEVEM ASSINAR DOCUMENTO ADERINDO AOS NOVOS CARGOS

Eis a transcrição na íntegra a matéria publicado no sítio: http://bancariospa.org.br/clipping-online/banco-do-brasil/4769-plenaria-define-acoes-sindicais-contra-os-novos-planos-de-funcoes-do-bb. Disponível em: 31 jan. 2013:


Plenária define ações sindicais contra os novos planos de funções do BB

E-mailImprimirPDF
Plenária-definiu-ações-do-funcionalismo-do-BB-contra-os-planos-de-funçõesAtos públicos, entrega de carta de reivindicações à presidenta Dilma Rousseff, ações jurídicas e assembleia geral com indicativo de greve. Essas foram as ações deliberadas coletivamente pelos funcionários do Banco do Brasil, em concordância com as orientações do Sindicato dos Bancários do Pará, durante a plenária realizada na noite desta quarta-feira (30) no grande auditório do Complexo Cultural Bancário.
A presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, abriu os trabalhos da plenária com informes sobre a reunião que ela participou entre o Banco do Brasil com a Contraf-CUT, Federações e Sindicatos na última segunda-feira (28), em São Paulo, para tratar sobre os novos planos de função que o BB já vem pondo em prática, sem antes dialogar com a categoria.
Rosalina-Amorim-convocou-os-funcionários-do-BB-a-resistir-contra-o-golpe-do-banco-com-os-novos-planos-de-funçõesRosalina ressaltou que “o plano de funções do Banco do Brasil traz prejuízos aos trabalhadores, não é transparente aos bancários desde sua concepção até sua implantação, além de ser coercitivo com as ameaças de descomissionamento, por isso, nossa orientação é para ninguém aderir aos novos planos e resistir a mais esse golpe que o BB tenta aplicar contra seus funcionários”.
A plenária foi coordenada pelos dirigentes do Sindicato e funcionários do Banco do Brasil Rosalina Amorim, Gilmar Santos, Fábio Gian, José Marcos Araújo (Marcão) e contou com a presença da advogada do Sindicato, Mary Cohen, para os esclarecimentos jurídicos necessários.
Encaminhamentos da Plenária:
1 - Ato na superintendência
O Sindicato convoca todos os funcionários e funcionárias do Banco do Brasil para um ato público nesta quinta-feira (31), às 8 horas, em frente à superintendência do banco, em Belém, em repúdio aos novos planos de função que está sendo implementado sem a anuência da categoria. Na ocasião, será divulgada aos trabalhadores do Banco do Brasil e à sociedade em geral uma carta aberta esclarecendo o porquê de o movimento sindical ser contrário a essa medida adotada pelo banco.
2 – Encaminhamentos jurídicos
No dia 17 de janeiro o Sindicato dos Bancários ajuizou uma Ação Civil Pública pleiteando a 7ª e 8ª horas para assistentes A e B. A audiência inaugural desse processo ocorrerá no dia 26 de fevereiro. Até a próxima sexta-feira, 1º de fevereiro, o Sindicato aditará à ação, informando à Justiça doTrabalho, a obrigatoriedade de assinatura do termo de adesão, as perdas salariais ocorridas em detrimento da aceitação da proposta por parte dos bancários, a possibilidade de punição com descomissionamento em caso de não aceitação etc. Como pedido liminar, o Sindicato irá requerer a suspensão da migração dos assistentes ao novo plano, pelo menos até o final do processo.
Ainda, na próxima segunda-feira (4), o Sindicato agendou reunião com a Procuradora do Trabalho, no intuito de informar ao Ministério Público os atos lesivos por parte do Banco do Brasil aos seus funcionários. Na mesma data, o Sindicato ajuizará Ação Civil Pública pleiteando pagamento de horas extras pela 7ª e 8ª hora realizada pelos analistas, informando também o mesmo relatado no aditamento da ação dos assistentes.
3 – Carta à Dilma
Na próxima sexta-feira, 1º de fevereiro, a presidenta Dilma Rousseff estará na cidade de Castanhal, para entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. Na ocasião, o Sindicato dos Bancários do Pará estará presente com funcionários do BB de Castanhal e da Região Metropolitana de Belém para entregar à presidenta um documento com as reivindicações do funcionalismo em busca de respeito e melhores condições de trabalho no Banco do Brasil.
4 – Assembleia Geral com indicativo de greve
A plenária aprovou a realização de uma assembleia geral na próxima terça-feira (5), às 19 horas, no Sindicato dos Bancários do Pará, para avaliar a situação no Banco do Brasil referente ao novo plano de funções. Caso a mobilização nacional dos trabalhadores não tenha avanços até lá, a assembleia poderá aprovar a deflagração de greve por tempo indeterminado como forma extrema de pressão contra as atrocidades do Banco do Brasil contra seus trabalhadores com tal medida.
Sobre esse assunto leia também:

Fonte: Bancários PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário