Pages

domingo, 30 de junho de 2013

AMAZÔNIA. COPA DAS CONFEDERAÇÕES. FINAL. 
BRASIL x ESPANHA. 30/06/13. 19:00H 

Hoje, 30/06/13, serão realizadas as partidas que definem o primeiro (Maracanã) e terceiro lugar (Fonte Nova) da Copa da Confederações de 2013. Às 13:00h, Itália e Uruguai disputam o terceiro lugar e, às 19:00h, a grande final: Brasil e Espanha.

De um lado, a Espanha, última campeã mundial e bi-campeão européia; do outro, o Brasil, que após a a eliminação copa de 2010 entrou em decadência, caindo várias posições no ranking da FIFA. Mas não foi só isso. Durante muito tempo não apresentou um futebol que transmitisse segurança para o torcedor, o que vem sendo mudado nessa Copa das Confederações. Os jogos contra a Itália e Uruguai mostraram uma equipe mais encorpada taticamente e, mais importante, ganhou de equipes de primeira linha do futebol mundial, o que há muito não ocorria.

Taticamente é nítida a superioridade da Espanha frente à equipe brasileira. Mas, no futebol, vale a tradição. E isso, o Brasil tem demais. Afinal são cinco títulos mundiais contra apenas um da Espanha.

Ao se comparar os jogadores brasileiros com os espanhóis, vê-se claramente que nenhum jogador espanhol se iguala a Neymar. Também existe uma supervalorização do Xavi, um jogador apenas mediano, mas cantado em versos e prosas como um craque. Com todo o respeito a quem pensa dessa forma, mas  a palavra craque foi vulgarizada, pois poucos jogadores podem assim ser classificados, a exemplo de Romário, Zico, Ronaldo Fenômeno, Zidane, Messi, Cristiano Ronaldo, e outros, bem poucos.

A partida será muito disputada, a exemplo do que ocorreu no jogo Itália e Espanha, e o Brasil tem grande possibilidade de sair vitorioso.

Apesar de Fred ser o melhor atacante do futebol brasileiro na atualidade, até mesmo pelas características do jogo da Espanha, acredito seja Jô a melhor opção para a partida de hoje, pela mobilidade desse jogador, que joga tanto fora quanto dentro da grande área, enquanto que o Fred joga apenas na grande área, com pouca movimentação.

Como pontos fracos do Brasil, pode-se citar a discreta participação de Oscar e as fracas atuações do Daniel Alves. O que sempre foi uma características do Brasil, os apoios dos laterais, tem ocorrido apenas com as boas apresentações do  Marcelo, pela lateral esquerda. O Daniel Alves não consegue dar apoio, e se forem analisados os jogos do Brasil, e se contarem quantos cruzamentos esse lateral acertou, vai se chegar a um número muito pequeno, incompatível com que se espera de um jogador da seleção brasileira.












Nenhum comentário:

Postar um comentário