Pages

domingo, 23 de fevereiro de 2014

AMAZÔNIA. NOTÍCIAS-23-02-14

SARGENTO DA POLÍCIA MILITAR DO AMAPÁ E MORTO EM ASSALTO NO RESTAURANTE DIVINA ARTE

Saiu na Coluna Menu Política, Jornal A gazeta, 13/02/14, que um sargento da Polícia Militar foi morto durante um assalto no Restaurante Divina Arte, em Macapá. Segundo o colunista, o policial trabalhava de segurança naquele restaurante e reagiu a um assalto. É algo lamentável.

Sobre este assunto, pode-se abordar dois temas que estão intrinsecamente ligados. O Primeiro, o aumento vertiginoso da violência, que não fica restrita à Macapá, pois é um tema recorrente em todo Brasil.

O segundo, não menos importante, é sobre a legalidade de um policial ter outro emprego, mesmo que nos horários de descanso. 

Ora, se o salário dos policiais não está condizente com a atividade, cabe aos nossos políticos agirem no sentido de regularizar este problema, que é muito sério. 

No tocante à violência que se alastrou no Brasil, entende-se ser resultado da falta de atuação do Estado, durante século, nas suas três esferas (municipal, estadual e federal), ou atuação ineficaz, bem como uma política de concentração de renda.

Apesar de o crescimento econômico vivenciado no Brasil a partir do primeiro governo Lula e sua fantástica distribuição de renda por meio dos programas sociais, e geração de milhões de empregos com carteira assinada, a demanda existente ainda é muito grande. A pobreza no país ainda é gritante e chocante. 

Ainda se vive no Brasil em condições muito precárias: falta saneamento básico para grande parte da população; falta moradia digna, acesso à saúde; educação de baixa qualidade; transporte coletivo de péssima qualidade. Ou seja, uma série de condições negativas que cada vez mais nos afastam dos ditos países centrais.

No que se atine à violência, a repressão mostra-se necessária, mas absolutamente insuficiente. Não se pode atacar apenas as consequências, sem que ataque de forma veemente as causas. Essas causas são resultados da ausência do Estado onde é seu dever estar presente.

Não se pode permitir que nossos jovens, por falta de perspectiva, se coloquem em situação de vulnerabilidade social e, por isso, trilhem o caminho do crime, até mesmo porque, ao se prender um criminoso, outros estarão em formação, num processo sem fim, caso o Estado se omita e, com isso, a sociedade toda perde.

Um exemplo claro de que a ausência do Estado propicia condições para que o crime se organize e avance sobre a sociedade é a cidade do Rio de Janeiro. Por anos o Estado se omitiu em relação ao que ocorria nos morros daquela cidade. A partir da implantação das UPP, verificou-se que se consegue mitigar as condições para o desenvolvimento crime. Claro que existem problemas, mas os ganhos são evidentemente muito maiores do que esses problemas.

Contudo, concomitantemente com a presença de policiais militares, ação repressiva, o Estado do Rio de Janeiro vem atuando no sentido de criar perspectivas para aquelas pessoas que vivem nessas comunidades.

Portanto, falta ao Brasil políticos melhores. Mas como quem escolhe os políticos é a população brasileira, falta responsabilidade por parte dessa sociedade.


BOTAFOGO GOLEIA FLUMINENSE

Com time reserva, Botafogo aplicou uma goleada de 3 x 0 no Fluminense. E foi pouco pelo total domínio do Botafogo. 

Renato Gaúcho fez algumas alterações, colocando Walter e Chiquinho, mas não mudou a cara do jogo.

Com essa derrota, o Flamengo assume a liderança do primeiro turno.

REMO EMPATA EM 1 X 1 COM O PAYSANDU, TORNANDO-SE CAMPEÃO DO 1o TURNO DO PARAZÃO

Em partida realizada hoje no Mangueirão, um empate de 1 x 1 foi suficiente para o Remo sagrar-se campeão do primeiro turno do Parazão, ganhando a Taça Cidade de Belém.

A Torcida Azulina fez a festa, o que já não ocorria há bastante tempo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário